Reforma da Casa do Capitão / Vector Architects

Reforma da Casa do Capitão / Vector Architects - Mais Imagens+ 50

  • Cliente: Private client, Dragon TV, Radio and Television Shanghai
  • Gerenciamento Da Construção: Dongping Sun
  • Equipe De Projeto: Dan Zhao, Cunyu Jiang, Zhao Zhang
  • Arquitetos Locais: Zhenqiang Chen, Liangliang Zhao
  • Estrutura & Instalações Mecânica, Elétrica E Hidráulica: China Academy of Building Research
  • Consultoria Estrutura: Congzhen Xiao, Yixin Du
  • Estrutura: Estrutura de Concreto Armado (Estrutura Existente Alvenaria-Concreto)
  • Materiais: Concreto, Madeira de Cerejeira, Laminado de Bambu, Bloco de Vidro, Estuque
  • Arquiteto Responsável: Gong Dong
  • Arquiteto Projeto: Chen Liu
  • Cidade: Fuzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Howard Chan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Capitão localiza-se no extremo sudeste da Península de Huangqi, Província de Fujian. Durante os mais de 20 anos de uso, a natureza úmida e erosiva do litoral levou à instabilidade da estrutura existente, o que, obviamente, se tornou o principal problema de projeto a ser resolvido. Além disso, o capitão espera adicionar um terceiro andar à estrutura existente para acomodar seu estilo de vida atual.

© Xia Zhi

Nosso trabalho começou com o estudo do reforço estrutural. Após uma série de comparações cuidadosas, decidimos adicionar uma camada de parede de concreto de 12 cm às paredes originais de tijolos. Esta estratégia nos trouxe um potencial extra para melhorar a qualidade dos espaços.

Maquete

Layout

A adição da nova parede de concreto nos permitiu modificar o layout até certo ponto. Os banheiros originais no primeiro e segundo andar foram movidos do lado com vista para o mar para o lado adjacente ao vizinho, para que a sala de estar, de jantar e o quarto principal se beneficiassem não apenas de uma visão melhor, mas também de mais luz natural e ar fresco.

© Howard Chan

Sistema "Janela-Mobiliário"

Os locais e as formas das aberturas também foram cuidadosamente reconsiderados. A nova moldura de concreto da janela se destaca da parede externa, o que impede a entrada excessiva de água da chuva na janela pela superfície da parede. A espessura dessa moldura é então transformada em um sistema "janela-mobiliário": a janela não é mais uma simples abertura, mas serve como um espaço intermediário entre a natureza e o espaço interior.

© Howard Chan
Janela-Mobiliário

Abóboda

Escolhemos a abóboda para ser a forma estrutural do terceiro pavimento. Ela reduz a possibilidade de vazamento de água pois quase não permite que a água da chuva permaneça parada. A abóboda tem uma direção. Conecta dois lados do mar com características dramaticamente diferentes: o mar sereno e o porto ruidoso. Este pavimento adicional serve como um espaço de estar multifuncional: acomoda familiares e amigos visitantes e funciona perfeitamente como uma academia ou uma sala de atividades também. Além disso, como a família do capitão é cristã, este espaço também pode servir como uma capela familiar.

© Howard Chan
Croquis
© Chen Zhenqiang

Ao anoitecer, uma suave luz emana dos blocos translúcidos de vidro. Nós esperamos que a casa se torne gradualmente um abrigo de boas emoções para a família do capitão e dê a dignidade merecida ao cotidiano das pessoas, o que é particularmente significativo na atual circunstância da China.

© Howard Chan
© Xia Zhi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma da Casa do Capitão / Vector Architects" [Renovation of Captain's House / Vector Architects] 05 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883582/reforma-da-casa-do-capitao-vector-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.